DICAS DE RECEITAS
10 dicas para preparar um bom Churrasco
Muito mais que uma simples refeição, o churrasco é o momento de reunir amigos e família para passar algumas horas juntos, comendo e se divertindo. Um espaço legal, música para animar, petiscos e bebidas são alguns detalhes que garantem que esse momento de confraternização seja prazeroso. Mas e quanto ao mais importante do churrasco, a carne? Confira abaixo algumas dicas que irão te ajudar a preparar um churrasco com uma carne deliciosa.
01) Quantidade de carne.
Em churrascos tem sempre pessoas que comem bastante e pessoas que estão de dieta. Por isso, decidir a quantidade de carne na hora da compra pode ser uma tarefa complicada. Para evitar desperdícios e não correr o risco da comida acabar antes de todos estarem satisfeitos é possível fazer um cálculo de base. Os homens costumam comer aproximadamente 400g de carne em churrascos, já as mulheres consomem cerca de 350g. Para as crianças, a quantidade, em média, é de 150g. Com esses números, você pode multiplicar pelo número de convidados para o seu churrasco e ter uma ideia aproximada da quantia de carne a ser comprada.
02) Qualidade da carne.
Já diz o ditado: mais importante que a quantidade é a qualidade. Na compra da carne essa atenção é imprescindível. Compre carnes em estabelecimentos confiáveis e não descuide da aparência: o tom do vermelho da carne pode indicar se ela está fresca ou não. No Centro das Carnes você pode comprar e confiar. Nós temos Confiança, Qualidade e Procedência.
03) Acender a churrasqueira.
Mexer com fogo requer uma atenção extra. Nem mesmo os churrasqueiros mais experientes estão livres de sofrer acidentes na hora de preparar a churrasqueira e acender o fogo. Por isso, evite produtos como a gasolina e o querosene que, além de representar um risco maior, eles podem liberar toxinas às carnes enquanto estiverem sendo assadas.
Carvão e álcool são o suficiente para a brasa. As cinzas de churrascos anteriores também podem ser úteis para conter as labaredas. Basta jogá-las por cima do fogo, que o resultado é instantâneo.
04) Sal grosso ou tempero?
Enquanto o sal potencializa o sabor da carne, os temperos e molhos podem mascará-los. Qual dos dois utilizar fica a critério do churrasqueiro e da preferência dos convidados. Porém, para não fazer feio e salgar o churrasco, basta acrescentar o sal grosso à carne cinco minutos antes de levá-la à churrasqueira. Para pedaços menores, o ideal é triturar um pouco o sal, já os pedaços grandes podem ser temperados com os grãos maiores.
Para garantir que, em apenas cinco minutos a carne vai pegar o gosto, basta deixá-la sobre o sal em um prato próximo à churrasqueira. O calor do fogo irá ajudar na absorção. Antes de levar a carne à brasa, bata para retirar o excesso do sal.
05) Grelha ou espeto?
Quando o churrasco é para muitas pessoas, o espeto pode ser uma opção melhor. Além de possibilitar assar mais quantidade de carne ao mesmo tempo, é mais fácil controlar o ponto. Para menos pessoas ou para carnes que precisam ser assadas na grelha, uma dica importante é não espalhar a brasa por toda a churrasqueira, criando a possibilidade de assar diferentes tipos de carnes em diferentes temperaturas.
06) Tipos de carnes.
Alguns tipos de carnes são unânimes no churrasco. O tipo pode ser escolhido conforme a preferência dos convidados, do churrasqueiro, ou conforme a quantidade em que será servida, já que alguns cortes podem ser caros, tornando-se mais difícil para servir em grandes quantidades. Os mais comuns e que sempre são bem aceitos é a picanha, a maminha, a alcatra, o contra-filé e a costela bovina. Frango, costela suína e linguiça também são aceitos e ficam deliciosos!
07) Tempo na churrasqueira.
Dependendo da espessura e do tipo de carne, o tempo em que ela ficará na grelha pode variar. Para postas ou bifes, o tempo aproximado é de sete minutos, com a grelha posicionada a 15cm de distância da brasa. Se a carne for assada em peça, ela pode ficar cerca de 40 minutos, a uma distância de 40 cm da brasa.
08) Como servir.
Para servir aos convidados, comece com as carnes que assam mais rápido e que devem ser consumidas em menor quantidade, como entradas. Linguiças, coração e costela suína são algumas opções. Depois, então, comece a assar e servir os outros tipos de carne. Lembre-se de optar por cortes finos para atingir pontos mais passados e de assar as carnes com gordura e retirá-las apenas na hora de comer, para garantir o sabor.
09) Utensílios necessários.
Alguns utensílios podem ser fundamentais até mesmo para o bom desempenho do churrasco. O básico necessário é uma tábua grande de madeira, uma faca com bom corte e um pegador para servir e virar as carnes na churrasqueira. Garfos devem ser evitados, pois, ao ser perfurada, a carne pode perder os líquidos e, consequentemente, a suculência.
10) Acompanhamentos.
Alguns acompanhamentos combinam perfeitamente com churrasco. Farofa, vinagrete, maionese e saladas, além de gostosos são opções leves. Eles devem ser preparadas no dia, para ficarem frescos na hora de ser servido e manterem o sabor. Alguns tipos de frutas, como banana e abacaxi, assadas na churrasqueira também são ótimas opções.